segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SOMOS RESPONSÁVEIS PELO FUTURO DO NOSSO PAÍS.


Hoje eu venho muito respeitosamente pedir a sua permissão para falar de política. Sempre é bom falar desse assunto. Não podemos e nem devemos ficar alheios à política, ela faz parte da nossa vida, quer queira quer não. Política é a arte do bem viver. Você não deve dizer que não gosta de política. Ela em si é boa, ruim é o modo como muitos a conduz. O ser humano é político por natureza. Mesmo dizendo que não gosta, você já está fazendo política, mesmo que seja da pior forma.

É necessário, em todo lugar que as pessoas se conscientizem a respeito de seus direitos, pois a nossa constituição dá ao cidadão plena liberdade para participar ativamente da vida social, do direito de votar e de ser votado. Muitas conquistas foram conseguidas pelo povo brasileiro depois que tomou  consciência de seus direitos e deveres, como por exemplo, a criação da lei 9.840 de 1999, contra a corrupção eleitoral, que teve  a coordenação  nacional  da Comissão  Brasileira Justiça e Paz, da CNBB. Essa lei tem se mostrado eficaz na realização eleitoral. Ela determina o acréscimo do artigo 41-A na lei 9504/1997, para possibilitar a cassação do registro ou do diploma e aplicação de multa de aproximadamente de R$ 100 mil reais a candidatos que praticarem a corrupção eleitoral, na modalidade de compra de votos.

Uma outra campanha vitoriosa foi a lei da “ficha limpa”, ou lei complementar 135, de 2010 que altera dispositivos da lei complementar 64, de 1990, para elevar à inegibilidade políticos corruptos, de 3 para 8 anos. É uma lei de iniciativa popular.

O povo querendo, pode fazer muitas coisas, desde derrubar políticos corruptos do poder até colocar no seu lugar, pessoas de bem, dignas e competentes. Não deixe jamais de votar. É um direito que você adquiriu. Analise o seu candidato, perceba se ele é honesto, conheça a sua história de luta e de compromisso com as transformações positivas da sociedade. Jamais venda seu voto. Você não é mercadoria. Voto não tem preço, tem consequências.

Uma abençoada semana a todos e um voto consciente!

 
                                                                                                                            Pe. Izaías

Nenhum comentário:

Postar um comentário