domingo, 31 de agosto de 2014

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DOMINGO. Mt 16,21-27



No Evangelho do domingo passado Jesus perguntou o que o povo achava a seu respeito. As respostas não foram satisfatórias. Jesus volta-se então para os discípulos e lhes faz a mesma pergunta. Pedro, representando os discípulos, responde. “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Pedro confirma sua fé em Jesus Isso é sinal de uma convivência próxima com o Filho de Deus. Só confessa que realmente Jesus é o Senhor, quem faz uma profunda experiência com ele. Mas esse mesmo Pedro que confirma sua fé em Jesus Cristo, ainda não é capaz de entender que a sua missão era importante e ao mesmo tempo arriscada. Ser discípulo não significa apenas levantar a “mão da fé”, mas segui-lo fielmente, nem que para isso tenha que arriscar a própria vida.
 
Imagem internet

 O seguimento de Jesus não é brincadeira, nem só alegria! Seguir não é só ir atrás e ter uma vida cômoda e sossegada, sem compromisso com a comunidade, mas conviver, aprender, assimilar valores, atitudes; é viver uma reviravolta, uma revolução. É parar para escutar o mestre, proclamar a Palavra que cura e liberta, e também denunciar tudo o que degrada a vida humana. Quando Pedro confessa que Jesus é o Messias, Jesus gosta e até o elogia, e ainda diz que aquela confissão é revelação de Deus, não de um ser humano. No evangelho de hoje, Pedro não se deixa conduzir pelo Divino, mas pela concepção cotidiana de um Cristo triunfalista, distante da realidade terrena, um Jesus sem cruz.
Da mesma forma que não existe o Cristo sem cruz, não existe seguimento sem assumir essa dimensão. Jesus diz: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. O discípulo é aquele que escuta, discerne a palavra, põe o pé na estrada, vai ao encontro do outro, não teme o perigo, e sempre proclama que Jesus é o Senhor, que ele caminha conosco, permanece conosco e jamais abandonará aqueles que a ele foram confiados.

Um feliz domingo e uma semana produtiva a todos!

Pe. Izaías

Nenhum comentário:

Postar um comentário